O Aprender para o Bem tem como propósito estimular as crianças a gostarem de estudar e a desenvolverem suas competências cognitivas, psicomotoras e socioafetivas
Foto 1 - Criança para o Bem

As Oficinas do Aprender tem foco em conteúdo didático. São ministradas oficinas  em turmas distintas para crianças na faixa etária de 4 anos, 5-6 anos, 7-8 anos, 9-10 anos, 11-12 anos e 13-14 anos. São utilizados nas Oficinas  diversos recursos  como jogos, leituras, diálogos, desenhos, artesanato  e outras ferramentas que são descobertas no decorrer do trabalho com as crianças.

Contam cominstrutores de alfabetização,  português, matemática, história, inglês, poesia e artesanato. Estão matriculados 180 crianças.

São ministradas 30 turmas da Oficina na semana, em média cada turma tem 12 alunos. Os  estudantes frequentam pelo menos 2 Oficinas do Aprender por semana.

Para o desenvolvimento das crianças nos aspectos éticos e socioafetivas, bimestralemente as crianças e os integrantes do PCPB propõe a reflexão e vivência de uma virtude. Na Oficina Aprender,  as crianças são  estimuladas a debater e registrar suas experiências. O resultado é que todos os participantes se percebem como uma pessoas capaz de praticar a virtude estudada. 

O Projeto Livro das Virtudes nasceu com o objetivo de apresentar  como as  crianças do Programa entendem e vivenciam as virtudes. Os escritores, poetas  e ilustradores são as crianças de das  Oficina Aprender. No primeiro semestre de 2017 o virtude selecionada foi o Respeito. O Livro das Virtudes: Respeito foi editado e emocionou muita gente. 

Para reforçar o conceito da virtude e inspirar as crianças, os instrutores selecionam filmes, vídeos  e animações e os apresentam nas sessões do Cineminha. Nas sessões, as crianças recebem pipoca e refrigerante e, ao final,  conversam com os instrutores  elencando o que mais gostaram, o que aprenderam e como o filme aborda a virtude..  Nas Oficinas, também são  lidas diversas poesias e livros que abordam  a virtude do bimestre.