photo

Instituto Bodhidharma - Artes Marciais Filosóficas

Instituto de artes marciais filosóficas independente que funciona em parceria com Nova Acrópole em nível mundial. Foi fundado pelo professor Michel Echenique Isasa, primeiro diretor de Nova Acrópole no Brasil e fundador (sokê) da modalidade Nei Kung, resultado do resgate e reestruturação de uma antiga arte marcial tibetana. A proposta do instituto é inspirada no maior de todos os Mestres de Shao Lin, o sábio TAMO, conhecido também como Daruma no Japão e Bodhidharma na Índia e no Nepal.

Essa Doutrina Filosófica das Artes Marciais Tradicionais é classificada através de 4 aspectos: Mágico, Estratégico, Tático e Técnico; e desenvolvida em função dos 5 elementos, que são: Terra, Água, Ar, Fogo e Éter. O praticante tem a possibilidade, com isso, de desenvolver suas 5 principais faculdades: Memória, Imaginação, Atenção, Discernimento e Consciência. Os valores Filosóficos da Doutrina são os 7 Princípios: Centro, Distância, Tempo, Regulação, Ritmo, Absorção e Controle.

É por meio desses quatro pontos que a Filosofia Marcial se estrutura e desenvolve com uma identidade própria e um caminho próprio.

Além de oferecer a prática das modalidades Nei Kung, Aikido, Karatê, Tai Chi Chuan e I Ai Do, no instituto Bodhidharma são feitas mensalmente palestras sobre os mais variados temas relacionados à filosofia das artes marciais, com intuito de resgatar o espírito filosófico marcial hoje praticamente perdido no mundo todo, com raríssimas exceções. Também conta com algumas publicações de livros relacionados às artes marciais e cursos de defesa pessoal feminina, combate ao stress, entre outros.