Délia Steinberg Guzmán

Nasceu em Buenos Aires (Argentina) em 1943. Em 1974 mudou para a Espanha e em 1975 obteve a nacionalidade espanhola.

Estudos e Diplomas

Começou seus estudos musicais ainda criança, e aos dezessete anos se graduou professora de Piano e Composição no Conservatório Nacional de Música de Buenos Aires. Durante vários anos realizou estudos de aperfeiçoamento com a pianista argentina Flora Nudelman, e posteriormente com o maestro russo Hubert Brandenburg.

Obteve a Licenciatura em Filosofia pela Universidade de Buenos Aires.

Seu interesse pela cultura e pela educação como instrumento de realização pessoal a levou a continuar estudando outras disciplinas, concluindo cursos de especialização em Arqueologia, História, Historia da Música, Medicina Bioenergética e outras terapias naturais.

Foto.15x21cm

Atividades Musicais

A idade de dez anos, a prof.ª Steinberg realizou seu primeiro concerto em público, e desde então foi convidada diversas vezes para se apresentar em encontros musicais organizados por diferentes entidades e organizações.

Apresentou numerosos concertos em salas de diferentes entidades, assim como em emissoras de rádio e televisão, tanto na Argentina como em outros países da América, obtendo excelentes críticas em toda a imprensa.

Para promover os estudos musicais com projeção internacional, fundou no ano 1988 o Instituto Musical Tristán, onde ministrou aulas de piano. Na atualidade, o Instituto Tristán funciona na Espanha, Brasil, França, Israel e Alemanha, com importantes atividades docentes.

Para promover novos valores na Música, instituiu, no ano 1975, o Concurso Internacional de Piano que leva seu nome, formando parte do jurado, dando assim impulso à carreira artística de jovens profissionais da música. O Concurso Internacional de Piano Delia Steinberg se celebra anualmente em Madri (Espanha) e nele participam jovens pianistas do mundo inteiro.

Docência e investigação

Em 1966 começou a fazer o Curso de Filosofia à Maneira Clássica de Nova Acrópole, ministrado pelo seu fundador, o professor Jorge Ángel Livraga.

Posteriormente, incorporou-se à instituição como professora, ministrando as matérias de História da Filosofia, Filosofia Moral, Simbologia, História das Religiões, Filosofia do Oriente, Psicologia, Estética Metafísica, Oratória e, em geral, todas as que fazem parte do programa de estudos, elaborando também os manuais de orientação pedagógica sobre essas matérias.

Assim, ampliou enormemente sua atividade como professora com Cursos de Formação para outros professores e educadores de Nova Acrópole.

Ministrou cursos, conferências e seminários em diferentes países da Europa, América e Ásia, sobre temas como "Antigas civilizações e seus pontos em comum", "A dor e suas causas", "Tradições esotéricas sobre a origem do homem e do universo", "As chaves da Astrologia", "Filosofia para viver", "Angústia juvenil", "Astrologia e psicologia", "Egito: Pensamento, vida e religião", "El caminho iniciático de Santiago", "O legado dos templários", "A beleza metafísica da mulher", "Tradição e tempo", Musicoterapia, Cromoterapia, etc.

Publicações

Publicou inúmeros artigos em revistas e jornais sobre temas relacionados com Filosofia, Música, História e cultura em geral.

Em 1972 fundou e passou a dirigir na Espanha a revista "Caderno de Cultura" onde publicava numerosos artigos, dedicados, principalmente, a promover a aplicação prática da filosofia na vida cotidiana.

Desde o ano 2000, dirige a revista cultural "Esfinge", de ampla difusão na Espanha e países da América Latina.

Livros e manuais publicados

A prof.ª Steinberg escreveu mais de trinta livros e manuais sobre Filosofia Prática, Psicologia, Antigas civilizações, Astrologia, etc., entre os quais destacamos:

  • Os Jogos de Maya (Madri, 1ª ed. 1980, 2ª ed. 1982)
  • Hoje vi (Madri)
  • Me dijeron que... (Madri, 1ª ed. 1984)
  • O herói cotidiano (Madri, 1ª ed. 1996, 2ª ed. 2002)
  • Amor platônico, amor sensual (Lima, 1998)
  • Por qué creer en la reencarnación? (Lima, 1999)
  • Razões para viver a vida com otimismo (Lima, 1999)
  • A arte de saber eleger (Lima, 2002)
  • A beleza metafísica da mulher (Lima, 2002)
  • A alma da mulher (Madri, 2002)
  • Liberdade e inexorabilidade (Madri, 2002)
  • O caráter segundo os astros (Madri, 2002)
  • Esoterismo prático (Madri, 2002)
  • A vida depois da morte (Madri, 2002)
  • Filosofia para viver (Madri, 2005)
  • O que fazemos com o coração e a mente? (Madri, 2005)
  • Sou realmente livre? (Lima, 2005)
  • Pensamentos (Lima, 2007)
  • Todos eles publicados em espanhol e traduzidos para o francês, inglês, alemão, turco, russo, checo, português, grego e outras línguas.

    Desde 1995 dirige a publicação de um Anuário com a Memória de Atividades de Nova Acrópole nos 48 países onde há filiais e onde se reflete a ação direta da OINA na sociedade, nos âmbitos da cultura, ecologia, música, medicina, artes marciais e os problemas sociais. Este Anuário é publicado em espanhol e inglês e se distribui em todo o mundo, tanto em nível privado como institucional.

Reconhecimentos

Por seu empenho como Diretora de Nova Acrópole, recebeu em 1980 a Medalha de Prata das Artes, Ciências e Letras, outorgada pela Sociedade Acadêmica de Educação e Fomento, validada pela Academia Francesa