Sobre Nova Acrópole

Nova Acrópole é uma organização internacional que propõe contribuir para a evolução individual e coletiva, através das suas linhas de ação em Filosofia, Cultura e Voluntariado

Quem somos nós ...

"Somos filósofos idealistas construindo um mundo melhor"

Nova Acrópole é uma organização internacional filosófica presente em mais de 50 países há 66 anos, e tem por objetivo desenvolver em cada ser humano aquilo que tem de melhor, por meio da Filosofia, da Cultura e do Voluntariado.

Com seu Curso de filosofia Prática adaptado para mais de 30 linguas e sem qualquer distinção de idade, condição social, posição política ou religiosa, tem beneficiado milhares de pessoas em todo mundo que buscam conhecer-se, desenvolver-se e contribuir com a criação de um mundo melhor.

Nova Acrópole se mantém por meio da contribuição de seus membros. Nova Acrópole prima pela sua independência de interesses específicos de grupos políticos ou religiosos.

Princípios

Promover um Ideal de fraternidade internacional baseado no respeito à dignidade humana, mais além das diferenças raciais, de sexo, culturais, religiosas, sociais, etc

É necessário promover o respeito pelas diversas identidades e tradições, e, ao mesmo tempo, fortalecer a união para além das diferenças; harmonizar pessoas, ideias e sentimentos numa convivência enriquecedora e aberta. Este ideal de fraternidade encontra a sua força mais naquilo que nos une do que aquilo que nos separa. Afirma-se no reconhecimento dos valores universais que, respeitando a diversidade, transcendem os próprios usos e costumes locais e confluem em princípios éticos comuns, inerentes à dignidade de todo o ser humano. Este ideal promove o respeito e fomenta os direitos humanos, assim como o reconhecimento dos princípios de ética universal.

Fomentar o amor à sabedoria por meio do estudo comparado de filosofias, religiões, ciências e artes, para promover o conhecimento do ser humano, das leis da Natureza e do Universo

O amor à verdade e ao conhecimento partem da legítima aspiração pelo desenvolvimento do próprio discernimento e compreensão do mundo e de si mesmo. Entendemos a filosofia como o eixo que relaciona as diferentes facetas e vertentes do conhecimento humano. A filosofia pode unir as fontes do passado e do presente nessa visão global, ampla e integradora, transformando-a num verdadeiro motor de progresso que busca não apenas questionar os caminhos da vida, mas também aprofundar as suas finalidades, e que una todos os aspectos do saber e da experiência.

Desenvolver o melhor do potencial humano, promovendo a realização do ser humano como indivíduo e sua integração na sociedade e na natureza, como elemento ativo e consciente para melhorar o mundo

O ser humano guarda ainda um enorme potencial latente. Conhecê-lo e desenvolvê-lo torna-se um dos pilares fundamentais da própria vida e uma fonte de satisfação permanente. O alcance da harmonia entre pensamento, sentimento e acção é uma meta para todo o ser humano. Um desenvolvimento equilibrado e global do mesmo, a concretização das melhores qualidades e valores da nossa natureza humana, são, provavelmente, a única garantia para obtermos um mundo melhor.