fbpx

Significado da Amizade: o que os grandes homens da história falam sobre?

Ao começar esse artigo fui buscar a definição da amizade no meu dicionário Aurélio. Um de papel, grandão, repleto de poeira e com um cheiro forte por não ser usado há muito tempo. Confesso que ficar passando o alfabeto na cabeça para encontrar a palavra na ordem é um exercício que sinto falta já que hoje o Google conta tudo na ordem que a gente procura.
Eu queria ter certeza de que a definição da internet estava correta. Pois achei que faltava um elemento essencial. E mesmo no dicionário não encontrei o que procurava.

No Aurélio a primeira definição de amizade é: “Sentimento fiel, afeição; simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou por atração sexual.” Perguntei: “E onde está a virtude que une os amigos?”

Entendo que a amizade sempre engloba fidelidade e estima. Mas para a filosofia isso não basta para chamar alguém amigo. Existe um elemento fundamental que precisa estar presente, e que falta, hoje, nas definições do dicionário, da internet e, principalmente, nas relações humanas.

Na visão dos clássicos

Na filosofia clássica a amizade é um laço muito especial entre duas pessoas. E esse laço não se baseia apenas em interesses e diversões, mas em virtudes e crescimento humano.

O filósofo grego Aristóteles coloca que “A amizade é um coração que habita em duas almas” e chama de amizade verdadeira aquela que se baseia na virtude, além da afeição mútua. Já o orador romano Cícero é categórico ao dizer que só é possível haver amizade entre o que ele chama de “homens de bem”.

Relações Interpessoais

Nessa visão filosófica, a amizade torna-se um tipo muito especial de relacionamento humano. Como ela tem por base o compartilhamento de virtudes, ela também implica no crescimento de ambas as partes. Ou seja, quem tem um amigo verdadeiro cresce à medida que vivencia e alimenta a amizade.

Nessa ótica, um amigo sempre nos ajuda a sermos um ser humano melhor. Por isso, nunca nos pedirá algo que possa nos prejudicar ou magoar. Ele não pedirá por favores indevidos que possam nos colocar em situações constrangedoras e perigosas. E, definitivamente, um amigo verdadeiro nunca nos incentivará a ir contra nossos princípios e valores.

Autoconhecimento

Outro aspecto importante é que para ter amigos, temos que ser autossuficientes. Aquele que só quer receber não é um verdadeiro amigo e nem conseguirá estabelecer amizades verdadeiras.
Essa visão de amizade não parte da ideia de que o amigo deve preencher algo que nos falta, mas sim nos impulsionar a encontrarmos as virtudes de que precisamos e que estão dentro de nós.

Essa é uma visão muito presente em filósofos estoicos como Sêneca e Epíteto. Para o estoicismo a melhor pessoa para cultivar amizades e ter amigos sinceros é aquela que confia em si mesmo e sabe que tem tudo de que necessita dentro de si.

E por que ele é um bom amigo se não precisa de ninguém? Porque ele está repleto de virtudes para compartilhar e ensinar.

Por isso cultivar amizades exige um conhecimento profundo de si mesmo. Encontrar nossas virtudes e a forma acertada de compartilhá-las com os outros para que nossos amigos sejam cada vez mais felizes e plenos pelo simples fato de serem nossos amigos.

Mas se você se confundir ao estabelecer verdadeiras amizades, pode acabar caindo na armadilha descrita pelo historiador e filósofo Plutarco no seu livro “Como distinguir o amigo do bajulador”. Nessa obra ele descreve com muita ironia e precisão o comportamento daqueles que se apresentam como amigos, mas não são.

E não coloque a culpa nas vantagens que os outros veem em você. Para Plutarco, a responsabilidade de ter bajuladores não é só de quem bajula, mas principalmente de quem gosta de ser bajulado. Ele diz que “O bajulador é como um carrapato que gruda na orelha de quem ama a glória.”

A regra é simples: se não quero bajuladores, não devo gostar de bajulações.
E se quero ter amigos, devo crescer em virtudes.

Quando li essa obra pela primeira vez, fiquei chocada com a confusão que fazemos entre bajuladores e amigos.

Quando queremos alguém que nos compreenda sempre e nunca vá contra nossos interesses, que aprove tudo o que fazemos, que não nos desagrade e nos coloque em um pedestal, estamos querendo um bajulador, não um amigo.

O amigo virtuoso tem princípios e virtudes, por isso é corajoso e nos fala o que deve ser dito. Para Plutarco, o verdadeiro amigo não tem medo de apontar nossos erros quando necessário, nem de nos desagradar se estivermos agindo de forma errada.

Ter um amigo é ter um farol que ilumina nosso caminho para um destino de mais virtude e mais luz. Ele nos ajuda a sermos fiel a nós mesmos. E fazemos o mesmo pelo outro: iluminamos e apoiamos sempre que os fins e os meios forem corretos.

Assim, a amizade nos faz crescer constantemente pelo bem que recebemos e pelo esforço que fazemos em crescer para ter uma virtude a oferecer ao nosso amigo. Para ser um bom amigo é preciso se conhecer e se fortalecer constantemente.

Conectados?

A amizade é fundamental para uma vida completa e saudável. Todos os filósofos acham que não há felicidade possível em uma vida isolada e sem amigos. Isso em qualquer época e em qualquer situação.

Mas para que uma amizade se desenvolva é preciso convivência. É preciso observar o amigo, estar ao lado dele e compartilhar parte da nossa própria vida. Essa presença na vida do outro permite que as virtudes sejam compartilhadas e reforcem constantemente os laços de amizade.

Para que essa amizade aconteça é preciso um grau fundamental de “olho no olho” que não seja apenas virtual. Talvez esse seja um dos maiores desafios para manter uma amizade viva em um mundo conectado.

A comodidade de relacionamentos muito virtuais e distantes pode chegar a atrofiar nossa capacidade de cultivar amizades verdadeiras. Estar por trás das telas gera uma segurança falsa e sedutora. Não nos expomos e podemos fugir com facilidade de situações que nos colocam à prova.

Gostar de ter amigos é gostar de ter alguém do nosso lado que nos tire da zona de conforto, que nos incentive a vencer os desafios e as situações difíceis que nos farão crescer. Ter amigos é ter coragem de compartilhar a própria vida com outro ser humano, e não oferecer apenas a imagem que conseguimos criar sem esforço em um mundo virtual.

Dicas práticas

Volto para Plutarco e a descrição de um bom amigo para que você possa alimentar esse sentimento de amor tão fundamental para uma vida completa. Para ele a virtude fundamental do amigo é conseguir ser sincero e honesto sem prejudicar a amizade. E para isso ele nos dá algumas indicações como:

Seja franco sem magoar ou censurar
Não se sinta melhor que os outros
Saiba escutar seu amigo com respeito
Nunca humilhe outra pessoa
Nunca coloque seus interesses pessoais em primeiro plano

Convido você a procurar amizades verdadeiras. A identificá-las nas relações que você já tem ou a construí-las nas novas oportunidades que surgirão. Os amigos são poucos e provavelmente vão poder ser contatos nos dedos de uma mão. E isso não é um problema, mas uma lei da natureza.

Acontece com a amizade o mesmo que acontece com o ouro na natureza: é valioso e especial por ser raro. Não seria diferente com os verdadeiros amigos.

10 Frases sobre amizade ditas por filósofos que você precisa conhecer!

“A amizade vence todos os obstáculos para unir os corações virtuosos.” (Sócrates)

“Devemos ser honestos em palavras e atos, pois o ímpio não tem amigos virtuosos.” (Sócrates)

“Tiramos a grandeza da amizade, quando nela vemos um meio de ganhar alguma coisa.” (Sêneca)

“A amizade é um sorriso constante, uma mão sempre aberta, um olhar de compreensão, um apoio seguro, uma fidelidade que não falha. É ainda um tesouro que vale a pena buscar e, uma vez encontrado, manter por toda a vida como sinal de reencontro das almas gêmeas e como sombra favorita do eterno.” (Delia Steinberg Guzmán)

“Pois aquele que tem mais confiança em si, aquele que está tão bem armado de virtude e de sabedoria que não tem necessidade de ninguém e sabe que traz tudo dentro de si, este sobressai sempre na arte de ganhar amizades e de conservá-las.” (Cícero)

“Tirar todo o amor-próprio e a boa opinião sobre nós mesmos, pois eles abrem as portas para os bajuladores.” (Plutarco)

“De todas as coisas que a sabedoria nos proporciona para a felicidade da vida inteira, a maior de todas é a aquisição da amizade.” (Epicuro)

“A Amizade é uma benevolência recíproca, que torna os seres humanos igualmente cuidadosos da felicidade um do outro.” (Platão)

“A amizade é o bálsamo da vida.” (Voltaire)

“…Vosso Amigo é a resposta as vossas necessidades. Ele é o campo que semeais com amor e colheis com agradecimento… E que não haja outro propósito na amizade a não ser o amadurecimento do espírito.” (Khalil Gibran)

Renata Peluso

*Renata Peluso é mestre em Engenharia de Software, filósofa e professora voluntária da Organização Internacional Nova Acrópole há 25 anos.