• topo branco marmore
DECLARAÇÃO GERAL

A) Tendo em conta que
A desestruturação social que está sendo produzida em muitos lugares do mundo, e a luta de todos contra todos, que deteriora de maneira alarmante as relações humanas.
A Assembleia GERAL manifesta que
Faz-se necessário e urgente recuperar os valores éticos que compõem os pilares da convivência entre os seres humanos, com a finalidade de fomentar a consciência da “grande família que é a humanidade”, e para que essa reflexão não seja mais que uma elucubração sem sentido prático, a OINA deverá fomentar em todas as suas atividades um resgate dos valores permanentes e das virtudes humanas.
B) Tendo em conta que
Todos nós vivemos em um mundo em crise, um mundo de grandes mudanças, tanto ecológica com socialmente.
A Assembleia GERAL
Lembra a todos os países associados e federados à OINA que é necessário uma “reposição ecológica” que denuncie a exploração irracional dos recursos naturais do Planeta, e alerte sobre a industrialização descontrolada que provocou o aquecimento global da Terra, com as consequências nefastas que isso provoca no derretimento das calotas polares e o aumento do nível dos mares e oceanos.
Em termos sociais, deveremos ter em conta que o século XXI será o século das migrações globais em busca de novos horizontes de subsistência, gerando, como consequência, um desarraigamento social e familiar, para o qual Nova Acrópole deve trabalhar de maneira efetiva em todos os países onde desenvolve atividades com o fim de paliar a “desumanização da sociedade”. Portanto, que se intensifiquem os Programas internacionais encaminhados à proteção do meio ambiente, promovendo a colaboração com outras instituições.
C) Tendo em conta que
É urgente realizar propostas que gerem soluções alternativas, que, além disso, coincidam com as recomendadas pelos diversos Organismos Internacionais, com a finalidade de gerar sinergias. Portanto, a OINA volta a manifestar a categórica necessidade de levar a cabo Programas de ação e atividades que fomentem a fraternidade e a tolerância, o conhecimento e o desenvolvimento integral dos seres humanos.
A Assembleia GERAL manifesta-se de acordo
Com que estas ideias relacionam-se intimamente com as três Áreas de Ação, que tanto em termos individuais como sociais, propõe a OINA: a Filosofia, a Cultura e o Voluntariado.
D) Tendo em conta que
O êxito obtido durante esses últimos anos na celebração do Dia Mundial da Filosofia.
A Assembleia GERAL manifesta-se de acordo
Em continuar mantendo as atividades relacionadas com o Dia Mundial da Filosofia promovido pela UNESCO, quando se completa seu décimo Aniversário. Lembrando que esse evento realiza-se, a cada ano, na terceira quinta-feira do mês de novembro, destacando a importância que tem a filosofia em nossa vida cotidiana e a necessidade, como foi declarado anteriormente, de realizar uma reflexão construtiva sobre o mundo e os problemas que afetam a humanidade. Lembrar que dentro da OINA agrupam-se mais de 50 países que recolhem manifestações filosóficas e vitais provenientes de culturas, costumes e línguas diferentes, dando à celebração do Dia Mundial da Filosofia um valor agregado, posto que em cada uma das milhares associações locais, regionais e nacionais que constituem a OINA, desenvolvem-se importantes atividades relacionadas a Encontros, Conferências, Debates Filosóficos, Eventos Artísticos e Culturais.
E) Tendo em conta
As intensas atividades realizadas com a promoção da leitura e constituição dos Clubes de Leitura em diferentes países associados à OINA.
A Assembleia GERAL manifesta-se de acordo
Em continuar com essas atividades, promovendo o gosto pela leitura, especialmente, entre os jovens.
F) Tendo em conta que
Os países mais avançados, tecnologicamente, em astronomia já detectaram e avisaram sobre a iminência, neste ano, de uma das tempestades solares de radiações eletromagnéticas mais explosiva dos últimos séculos que se tem registros científicos, assim como a aproximação do que a NASA tem chamado de Near Earth Object como grupo de asteróides, cuja passagem perto da Terra pode ocasionar desastres naturais.
A Assembleia GERAL manifesta-se de acordo
Em tomar as precauções necessárias e refletir como filósofos e cidadãos sobre as relações entre nosso Planeta e o Sistema Solar, em seu conjunto.

 

 

Leia também: 

 

N.A. Escola de Filosofia

Onde Estamos

Perguntas frequentes

Livraria Virtual

     

      Livraria Virtual Giordano Bruno

 Livros, revistas, ... confira nossas promoções!