• topo branco marmore

 

  

A Assembleia Geral da OINA na sua reunião anual de 2009 na cidade de Bol, Ilha de Brac (Croacia) deseja ressaltar que:

Perante a crise que este ano se desencadeou na orbe planetária, a Assembleia Geral da OINA deseja manifestar a sua preocupação no sentido em que a mencionada crise não só está a afectar o plano material com um consequente desastre na economia mundial, como também se, está a ressentir dos valores fundamentais em que se apoia a convivência humana.

Desse modo determina:

  1. Reafirmar a sua convicção de que o conhecimento filosófico é uma das vias fundamentais por meio das quais se fortalecem os valores e se fomenta uma atitude estóica face às circunstâncias da vida, que permite enfrentar os infortúnios com maior cuidado e ânimo sereno.
  2. Que o termo “crise” significa etimologicamente “mudança” e que, como tal, toda a ”mudança nos acontecimentos” resulta numa oportunidade fundamental para realizar um balanço no pessoal e no colectivo que nos permita distinguir o que é permanente e válido do que é passageiro e supérfluo. Como assinalou Albert Einstein, ao referisse às crises “Não pretendamos que as coisas mudem, se fazemos sempre o mesmo” A crise é a melhor bênção que pode suceder às pessoas e países, porque a crise traz progressos. A criatividade nasce da angústia como o dia nasce da noite escura. É na crise que nascem as invenções, as descobertas, e as grandes estratégias”. 
  3. No entanto, uma boa parte da Humanidade encontra-se desvalida e a crise, longe de servir como incentivo, pode afunda-la ainda mais na miséria, pelo que, através da OINA, que se encontra implementada em mais de cinquenta países no mundo, se pode realizar um importante trabalho de ajuda, brindando os mais necessitados com apoio material, psicológico e espiritual para enfrentar a crise com maior eficácia.
  4. Continuamos, como há mais de três anos consecutivos, no âmbito do Dia Mundial da Filosofia que se celebra por iniciativa da UNESCO, a desenvolver um amplo programa de comemoração, relacionando a filosofia com as artes, com a história, com a promoção dos valores e as ideias filosóficas, dentro das mais variadas actividades que se recolhem e divulgam no Anuário publicado pela instituição.
  5. A Assembleia Geral da OINA reitera a sua convicção na necessidade de continuar a proteger o meio ambiente, como uma base necessária para os seres humanos encontrem o habitat apropriado para desenvolver as suas potencialidades e a consciência de que a Terra é a casa comum da Humanidade. Pelo que se deve desenvolver, em todos os países em que se encontre implementada, um esforço importante em benefício do equilíbrio ecológico por meio de cursos e conferências de consciencialização ecológica e sobretudo, com acções específicas e práticas na protecção do meio natural, como a plantação de árvores, o cuidado e a limpeza de espaços naturais e a ajuda contra as catástrofes, sejam estes naturais ou provocados pela mão do homem.
  6. Tal como na Assembleia Geral do passado exercício, a OINA continuará a participar em eventos de carácter internacional, convidada pela Organização das Nações Unidades (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA), como foi planificado no seu Programa de Actividades para o próximo exercício. Em particular, irá realiza-lo, como integrante do Comité Assessor do Programa Interamericano de educação em Valores e Práticas Democráticas da OEA, junto a outras organizações internacionais que trabalham  na América Latina em matéria de “educação e cidadania”.

 

 

2012 - Declaração Geral

 

2011 - Declaração Geral

 

2010 - Declaração Geral

 

2008 - Declaração Geral

 

2007 - Declaração Geral

 

2006 - Declaração Geral 

 

 

 

Leia também: 

 

N.A. Escola de Filosofia

Onde Estamos

Perguntas frequentes

Anuário Nacional 2017

Confira as atividades da Nova Acrópole no Brasil!

Anuario-BRASIL-2017-mini

Anuário Internacional 2016

As atividades de Nova Acrópole no mundo, confira!

Anuario-OINA-2016-mini

Livraria Virtual

     

      Livraria Virtual Giordano Bruno

 Livros, revistas, ... confira nossas promoções!