• topo branco marmore
 
Reafirmar a vontade de continuar a trabalhar
no desenvolvimento da filosofia

A Assembleia-geral da OINA, na sua reunião anual de 2008, na cidade de San Salvador (El Salvador) deseja ressaltar que:

No ano passado, 2007, cumpriram-se cinquenta anos de actividades ininterruptas em prol do pensamento filosófico, da cultura, da compreensão entre os povos, da tolerância e da protecção ao ambiente.

E resolveu:

  1. Reafirmar a sua vontade de continuar a trabalhar para o desenvolvimento da filosofia como um comportamento vital na busca de um maior grau de consciência social e de conhecimento pessoal. Continuar actuando no campo da cultura, pois como assinalado em reiteradas ocasiões, as expressões culturais da humanidade são o fundamento de melhores relações humanas e de uma melhor compreensão e aproximação entre os povos. Continuar a promoção do voluntariado, como expressão de generosidade e de solidariedade entre as distintas manifestações da sociedade, que serve para afiançar os laços de convivência e respeito como marco de ajuda mútua.
  2. Continuar o desenvolvimento de seus programas internacionais, que coordenam actividades relacionadas a manifestações artísticas, musicais, das ciências humanas, de formação do carácter e da vontade, tal como se retratam no Anuário entregue em cada Assembleia-geral. Neste compilam-se todas as actividades que a OINA realiza em mais de cinquenta países no mundo.
  3. Reforçar as actividades de Voluntariado que, conduzidas pela própria OINA ou em colaboração com o Grupo de Ecologia Activa (GEA), foram realizadas em diferentes partes do planeta, não somente no que se refere à protecção da natureza e do equilíbrio ecológico, como também na ajuda e resgate em desastres naturais como o terramoto ocorrido no Peru. Reforçar ainda o programa Héstia 2007, criado para a colaboração e coordenação de critérios na busca e resgate de pessoas desaparecidas.
  4. No marco do Dia Mundial da Filosofia, que por iniciativa da UNESCO se comemora em todo o mundo, a OINA colocou em marcha um amplíssimo programa de comemoração relacionado com a filosofia, as artes, a história, a promoção de valores e ideias filosóficas, dentro das mais variadas acções que também são apresentadas no Anuário publicado pela instituição.
  5. Destacar o apoio da OINA à comemoração dos setenta anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948-2008) promovida pela Organização das Nações Unidas, e à iniciativa da União Europeia que declarou o ano 2008 como o Ano Europeu do Diálogo Inter cultural.
  6. É importante assinalar que a OINA participou de importantes eventos de carácter internacional, convidada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização dos Estados Americanos (OEA). Em particular, a OINA faz parte do Comité Assessor do Programa Inter americano de Educação em Valores e Práticas Democráticas da OEA, ao lado de outras organizações internacionais que trabalham na América Latina em matéria de “educação cidadã”. Nos últimos anos, a OINA foi convidada a participar, em diversas ocasiões, da Conferência Mundial de Organizações Não-Governamentais que o Departamento de Informação Pública da ONU organiza.

 

 

Leia também: 

 

N.A. Escola de Filosofia

Onde Estamos

Perguntas frequentes

Anuário Nacional 2017

Confira as atividades da Nova Acrópole no Brasil!

Anuario-BRASIL-2017-mini

Anuário Internacional 2016

As atividades de Nova Acrópole no mundo, confira!

Anuario-OINA-2016-mini

Livraria Virtual

     

      Livraria Virtual Giordano Bruno

 Livros, revistas, ... confira nossas promoções!