• topo branco marmore

O Programa Criança para o Bem (PCPB) presta serviços socioeducativos e na área médica, de forma sistemática e gratuita, às  crianças de 4 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social, residentes no Varjão, Paranoá e Itapoã. Fundado em 2007, já atendeu mais de 2.000 crianças.
O Programa  é registrado  no Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente do DF e  no Conselho Nacional de Assistência Social.

Missão do Programa Criança para o Bem

Ser um espaço de referência na educação complementar das crianças e jovens, contribuindo com a sua formação humana, solidária e cidadã e abrindo oportunidade para que os envolvidos possam se desenvolver como seres humanos melhores e virtuosos.

 

Colaboradores

A equipe do Programa conta com 80 colaboradores, todos  engajados e comprometidos com a execução das ações definidas para o Programa.

Nos últimos 10 anos de trabalho, foi construída  uma equipe multidisciplinar. São 60 voluntários, 4 colaboradores,  8 instrutores contratados e 3 estagiários  que vem exercendo  sistematicamente suas atividades, possibilitando o fortalecimento e consolidação do Programa.

A equipe multidisciplinar, composta por Assistentes Sociais, Pedagogos, Professores, Administradores, Instrutores, Psicólogos, Médicos, Odontólogos, Advogados, Motorista, Faxineiro, Gerentes de Projetos  dentre outros, contribuem para a melhoria constante da qualidade dos serviços sociais prestados aos beneficiários.

A gestão do Programa e os serviços administrativos, de manutenção e conservação das instalações físicas onde acontecem as atividades, são realizados por voluntários e a diretoria da Nova Acrópole.

 

Serviços Prestados

O Programa Criança para o Bem atende 180 crianças nas Oficinas de diversas modalidades, oferecendo ainda assistência médica, odontológica e psicológica.

O Programa  tem como foco desenvolver e aprimorar nas crianças, vinculações afetivas significativas, desenvolvimento do senso de responsabilidade consigo mesmo, com o outro e com o meio ambiente, definir e vivenciar regras de condutas, noções claras de direitos e deveres, de possibilidades e limites, saber ouvir e saber expressar-se, tolerância, convivência com as diferenças, respeito e solidariedade.

São considerados, no âmbito do aprendizado, os ritmos individuais, as características pessoais, o potencial criativo, as aptidões, os aspectos comportamentais, os limites e as potencialidades de cada criança.
As Oficinas são agrupadas nos seguintes Projetos:

  • Aprender para o Bem: tem como propósito estimular as crianças a gostarem de estudar e a desenvolverem suas competências cognitivas, psicomotoras e socioafetivas. Contam com instrutores de alfabetização,  português, matemática, história, inglês, poesia,   xadrez e artesanato. Estão matriculados 180 participantes.
  • Dança para o  Bem:  esta Oficina   utiliza o balé clássico como força motriz no processo de aprendizagem, desenvolvimento de novas habilidades, socialização, iniciação às artes cênicas e revelação de talentos. Estão matriculados 110 participantes.
  • Música para o Bem:  utiliza a música para contribuir com a formação humana, solidária e cidadã das crianças e adolescentes. Estão matriculados  140 participantes em oficinas de coral, violão, viola, violino, violoncelo e flauta. Além de aulas com instrumentos, promove a Oficina formação de Orquestra,  para os alunos que  integram  a Orquestra para o Bem.
  • Artes Marciais para Bem e Esporte:  tem como objetivo contribuir efetivamente no desenvolvimento das habilidades sócio-afetiva-motora, na formação da conduta moral voltada para a prevenção da violência e promoção da cultura da paz e da inclusão social. Atualmente 39 crianças estão matriculadas nas Oficinas de artes marciais e esporte.
  • Convivência para o Bem:  proporciona aos estudantes, familiares  e colaboradores do Programa vivenciar os valores como solidariedade, respeito, prosperidade e amor ao próximo. Incentiva os participantes a conhecer e valorizar a arte e os esportes.  Propõe ampliar o universo das crianças e colaboradores por meio de aulas externas em locais relacionadas aos temas das oficinas e de aulas especiais com  especialistas nos assuntos trabalhados nas oficinas.

O Programa oferece  para as crianças matriculadas o transporte gratuito para as RÃS atendidas até a sede da NA. Com isso, pretende-se garantir a assiduidade e a permanência das crianças no Programa, dado que a grande maioria das famílias não tem como bancar o transporte das crianças. Também é servido diariamente, em cada turno, um lanche saudável com objetivo de manter as crianças bem alimentadas e adquirirem bons hábitos alimentares.

As crianças frequentam as oficinas no contraturno escolar, com periodicidade que varia conforme a disponibilidade de oficinas para atender as necessidades da criança e sua preferência. Cada criança frequenta, no mínimo, dois turnos na semana. As oficinas são oferecidas ao longo do ano, funcionam de segunda à sexta-feira, em dois turnos e tem duração de uma hora.  A mesma oficina tem turmas em diversos dias e horários na semana.

Não se pode pensar em trabalhar com crianças sem que se inclua nesta ação atividades que envolvam o universo familiar e afetivo dos mesmos. São realizadas programações culturais e agendadas reuniões mensais com os pais e responsáveis. Nessas reuniões, são  abordadas temas como avaliação de desempenho, cronograma das atividades, programação de eventos e novidades do Programa. Além disso, são discutidos outros temas que podem ser manifestados pelo interesse do grupo.  As famílias também são assistidas pelo serviço médico e odontológico  do Instituto Seraphis, que faz parte da Nova Acrópole e, para as famílias mais carentes, são distribuídas cestas básicas.

O Programa Criança para o Bem  executa suas ações junto às crianças e familiares numa perspectiva de articulação com a rede de serviços sócio assistenciais, de defesa de direitos, educacional, de saúde e Organizações da Sociedade Civil existentes na comunidade, com interesses voltados para o desenvolvimento das comunidades. Trabalha em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda SEDEST – CRAS do Varjão, Paranoá e Itapoã.

Livraria Virtual

     

      Livraria Virtual Giordano Bruno

 Livros, revistas, ... confira nossas promoções!