• topo branco marmore

pcpb-foto9-musica

A música transforma o destino de milhares de jovens carentes no país. Pesquisas ressaltam que atividades  de educação musical desenvolvem a socialização, aumentam a autoestima e enriquecem a vida acadêmica e profissional das pessoas. Unindo essas duas premissas e visando contribuir para a formação cultural e social de crianças e jovens, foi criando em 2015 o Programa Música para o Bem.

O objetivo do Programa Música para o Bem (PMPB) é formar a Orquestra para o Bem, proporcionando um futuro melhor para as crianças, contribuindo com a sua formação humana, solidária e cidadã por meio do ensino teórico e prático de música.

Nas oficinas de teoria musical e práticas de instrumento ( violino, viola, violoncelo ou flauta doce) é utilizada a  metodologia Suzuki, que foi desenvolvida pelo violinista japonês Shinichi Suzuki. O  objetivo principal não é desenvolver músicos profissionais, mas  nutrir os seres humanos com amor e ajudar a desenvolver o caráter das criança, através do estudo da música.

Em 2016, foram abertas  140 vagas para as oficinas do PMPB, com 25 turmas. Para as primeiras apresentações do PMPB foram formados pequenos grupos instrumentais e no dia 03 de dezembro de 2016 a Orquestra para o Bem fez sua primeira apresentação no Auditório da Poupex.

Em 2017, o PMPB conta com 140 estudantes matriculados e iniciou  a Oficina de Formação de Orquestra, cujo  objetivo é fomentar a Orquestra para o Bem. Está  à frente desta Oficina o Maestro Ricardo Castro,  fundador do MovSinfo e da Orquestra Metropolitana de Brasília. O Maestro tem uma grande experiência na formação de orquestra e  afirma que a prática coletiva  traz a criança e o jovem para um mundo de realização e cooperação.

Além da manutenção das Oficinas, existem muitos desafios a serem superados para consolidar o PMPB. Estamos buscando parceiros para compra de mais instrumentos Para 2018, a Orquestra para o Bem sonha em introduzir novos instrumentos para enriquecer cada vez suas apresentações e dar oportunidades para mais crianças. Para isso, o Projeto necessita de contribuições de colaboradores como você,  para adquirir diferentes instrumentos musicais.

Livraria Virtual

     

      Livraria Virtual Giordano Bruno

 Livros, revistas, ... confira nossas promoções!